Páginas

Ouça a música dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

1.1.10

Disco do Mês: Castelo de Luz


Nosso Disco do Mês de janeiro é o CD Castelo de Luz, da cantora e compositora Lia Sophia, nascida na Guiana Francesa, criada em Macapá e radicada em Belém. Lançado em junho de 2009 em temporada que a artista realizou no bar Relicário, na capital paraense, é o segundo disco de Lia, e o primeiro inteiramente com composições suas; no álbum de estréia, Livre (2005), a maior parte do repertório era de outros autores. No próximo disco, Lia voltará a priorizar a interpretação: já pronto e com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2010, o CD Amor, Amor é inteiramente dedicado a releituras de bregas clássicos.

Convidamos você a conhecer a proposta do disco, ler comentários sobre o CD, e logo depois ouvir na íntegra o Castelo de Luz.


Castelo de Luz é um trabalho moderno, ousado, onde a artista revela todas as suas facetas artísticas, cantando, compondo, tocando, arranjando e co-produzindo. Com 13 faixas autorais inéditas, Castelo de Luz consolida a vertente compositora da artista. “Em um universo de trinta músicas compostas por mim para este novo trabalho, o difícil foi definir as músicas que comporiam o CD”, diz Lia.

Gravado no estúdio Midas, em Belém, entre os meses de abril e setembro de 2008, foi co-produzido e dirigido por Adelbert Carneiro, músico e produtor reconhecido por atuar em trabalhos de grandes artistas do Norte. Conta também com os talentos dos melhores músicos da região, como o maestro Luiz Pardal, que assina os arranjos de cordas nas músicas “Castelo de Luz” e “Minha Prece”. E, juntamente com Lia Sophia, o arranjo da música “Meu Verso”.

A atmosfera do disco passeia pelo ambiente das décadas de 60 e 70, trazendo em seus arranjos de sopros o clima das Big Bands e em suas guitarras, os deleys típicos dos anos 70. Seguindo esta linha, na música “A Flor” é possível perceber o toque regional das guitarradas, no groove de guitarra criado por David Amorim. Já em “Minhas Verdades”, um rock'n'roll ao estilo “iê iê iê”, quem marca presença é o ritmo lundu (típico da região Norte). E na delicadíssima e requintada “Mulher”, a influência do brega é percebida de maneira sutil.

As letras da artista retratam desde cenas do cotidiano, histórias simples e românticas, como em “Mais Uma Vez” e “Quero Te Encontrar”, até imagens oníricas e questionamentos filosóficos como nas músicas “Castelo de Luz”, composta em parceria com o compositor pernambucano Sóstenes, e “Deixa Chover”, mostrando toda a versatilidade e o amadurecimento da compositora.

Castelo de Luz trata essencialmente das coisas que Lia Sophia sente, observa e quer dizer, e diz muito bem, com música da melhor qualidade, com a sensibilidade de quem faz da música uma paixão há mais de dez anos.

Opiniões
  • "Castelo de Luz é universal ao driblar rios óbvios da música falando de amor sem rimar com calor e tambor. Melodias singelas produzidas com apuro. O CD não pretende reinventar a roda, apenas te levar para um passeio gostoso na voz intimista de Lia. E vale a viagem" (Luiz Braga, fotógrafo paraense)
  • “...Trata-se de um dos melhores álbuns paraenses de música pop que já escutamos nos últimos anos...Um Castelo de Luz dos mais iluminados.” (Edgar Augusto, jornalista e crítico musical, no Diário do Pará de 14 de junho de 2009)
  • “Temos um disco pop completo, tão bom quanto - senão melhor - os mais novos lançamentos de Zélia Duncan, Ana Carolina ou Céu.” (Marcello Gabbay, músico e doutorando em Comunicação e Cultura pela UFRJ, no  Amazônia Jornal de 23 de agosto de 2009)




Som do Norte

Gostou da nossa caixinha cantante?
Então copie o código e leve-a para cantar em seu site ou blog!



FICHA TÉCNICA

Todas as músicas são de autoria de Lia Sophia, exceto "Castelo de Luz" e "Não Demora (Gostar sem Possuir)", parcerias de Lia Sophia com Sóstenes

Produção Executiva: Taísa Fernandes
Produção Musical: Lia Sophia e Adelbert Carneiro
Direção Musical: Adelbert Carneiro
Direção Vocal: Daniel Araújo e Luiz Pardal
Estúdio de Gravação: Midas Stúdio – Belém
Engenheiro de Gravação: Jacinto Kahwage e Carlos Vale
Mixagem: Alexandre Moreira - Sala da Justiça (RJ)
Masterização: Luiz Tornaghi (RJ)
Fotos: Luiz Braga
Projeto Gráfico: Casa Brazilis Design (PA)
Make-up: Guto 

Músicos participantes:

Voz e violão aço: Lia Sophia
Backing vocals: Fábio Alves, Genilson Alves e Joba
Bateria: Edvaldo Cavalcante
Baixo: Adelbert Carneiro
Guitarra e violão aço: David Amorim
Teclados: Jacinto Kahwage
Sax tenor, sax barítono e flautas: Esdras de Souza
Trombone: Jó Ribeiro
Trompete: Daniel Delatuche
Violinos e acordeon: Luiz Pardal
Cello: Arthur Alves

CONTATOS PARA SHOW:

2 comentários:

  1. A caixinha cantante não funciona...Palhaçada...

    ResponderExcluir
  2. Estamos com problemas em nossos servidores, iremos resolver até semana que vem.

    ResponderExcluir