Páginas

Ouça a música dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

3.6.10

Disco do Mês: À Sua Maneira


Nosso Disco do Mês de junho é À Sua Maneira, EP virtual que marca a estreia em disco da cantora Aíla. Aos 21 anos de idade, ela não precisou mais do que dois deles para traçar uma trajetória que a firmou como um dos principais nomes da nova geração da música paraense. Preparando para agosto o começo das gravações de seu primeiro CD, intitulado Vamos!, Aíla iniciou em maio de 2010, em dois pocket shows no Boteco São Matheus, em Belém, a consolidação de uma nova proposta sonora, uma síntese entre o pop e os ritmos nortistas como a guitarrada, o brega, o carimbó, o zouk, a lambada e o marabaixo. Para dirigir o show e o CD, Aíla convidou Felipe Cordeiro, também ele um destaque entre os jovens compositores do Pará.



A parceria entre cantora e compositor não é recente, já tem um ano e meio, e o EP que ora lançamos é a prova viva disto. São de Felipe todas as composições incluídas aqui, gravadas por Aíla em diferentes momentos de 2009, e todas relativas a suas participações em festivais. "Vamos" ganhou os prêmios de Melhor Arranjo e o 1º lugar no 1º Femupa (Festival de Música do Pará), em dezembro de 2008, e rendeu a Aíla o prêmio de Melhor Intérprete. Igual distinção ela recebeu por "À Sua Maneira", que se classificou em 2º lugar no 1º Festival de Música Popular Paraense, em 2009; este samba-blues foi o tema de abertura do programa Som do Norte produzido por Fabio Gomes e apresentado por Karine Cunha na rádio web Visto Livre entre setembro e outubro do ano passado, e em dezembro ficou em 4º lugar na votação de Música do Ano do blog Som do Norte. A gravação de "Tambor de Luz" é especial: ouvimos aqui o próprio áudio com que Aíla se inscreveu no Festival de Música de Parauapebas, onde obteve o 2º lugar. E, por fim, "Cinema Tupiniquim", com o qual ela participou do Festival da Canção de Marabá, é uma exclusividade que dividimos com vocês, pois até agora a canção ainda não havia sido divulgada nem na internet nem em rádio.



Aíla no pocket show de 21/5/10

(Foto: Aryanne Almeida)


Como vemos, este EP representa, além da estreia da cantora, um verdadeiro balanço de seus primeiros dois anos de carreira. A iniciativa de reunir e lançar estas gravações foi do editor do Som do Norte, o jornalista Fabio Gomes, ao saber que Aíla e Felipe descartaram a utilização destes fonogramas no CD que preparam - coerentes, eles querem que o disco por inteiro traduza o novo som da cantora. Estas músicas podem entrar no CD, porém regravadas com novos arranjos.

O EP virtual À Sua Maneira tem produção de Fabio Gomes e capa com arte de Roberta Carvalho sobre foto de Aryanne Almeida e é um lançamento Som do Norte com apoio da RKE Design e Comunicação Multimídia.

E baixe o EP clicando aqui

1 - Vamos (Felipe Cordeiro - Jorge Andrade)




Violão - Felipe Cordeiro
Baixo - Adelbert Carneiro
Percussão - Márcio Jardim

2 - À Sua Maneira (Felipe Cordeiro)




Violão - Felipe Cordeiro
Guitarra - Renato Torres
Baixo - Adelbert Carneiro
Bateria - Arthur Kunz

3 - Tambor de Luz (Felipe Cordeiro)




Violão e efeitos - Felipe Cordeiro
Violão - Manoel Cordeiro

4 - Cinema Tupiniquim (Felipe Cordeiro)




Violão, vocalise e efeitos - Felipe Cordeiro
Bateria - Arthur Kunz



Felipe Cordeiro ao violão no pocket show de 21/5/10

(Foto: Aryanne Almeida)


2 comentários:

  1. Música de muito bom gosto, bem produzida, a voz no lugar, a guitarra, o baixo, a bateria, tudo bem colocada na música! Acredito que a ideia de fazer novos arranjos pode dá uma cara mais atual pra elas (as músicas). Posso opinar em algo? Coloquem uma percussão programada, q seja! Arrisquem! Vai dar uma nova vida! A garota tem um grande futuro pela frente, tem tudo pra dar certo! Fabinho, vc arrasou na produção online, hein! Gostei do radinho! hehehe! Vc, sempre inovando! Adoro essas iniciativas! Tô na torcida pelo trabalho de Aíla!

    ResponderExcluir
  2. Aíla veio pra ficar e fazer bonito. Isso é visível pelas conquistas em dois anos de carreira. É uma profissional maravilhosa, super carismática, atenciosa. Sou super fã!
    Sucesso Aíla te adoro muitãozão!
    Suellen Bauen

    ResponderExcluir