Páginas

Ouça a música dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

1.1.11

Acervo Pará: Amor Amor - Magno


Em 2011, completam-se 25 anos do lançamento, pela gravadora Terra Nova, do LP Amor Amor, de Magno. O cantor e compositor é em realidade nordestino (Carlos Magno Xavier nasceu em Natal e vive hoje em Fortaleza), mas não há como negar que este seu disco tem profundas ligações com o Pará - seja pelas presenças de músicas de Manoel Cordeiro, Nilson Chaves e Vital Lima (que faz dueto com Magno numa das faixas), seja pelo grande sucesso que a música "Amor Amor" faz até hoje em Belém, tanto nos "bailes da saudade" como nos shows da jovem banda Paris Rock - além de batizar o terceiro CD da cantora Lia Sophia, nosso Disco do Mês de maio de 2010, dedicado à releitura de clássicos do brega romântico - e que deflagrou a atual tendência de revalorização do brega entre os músicos jovens, que batizamos como "o novo som de Belém".

A faixa-título do disco, hoje um clássico, é uma parceria de Magno com André Carlos (pseudônimo usado pelo também potiguar Oséas Carlos André Almeida Lopes); a mesma dupla assina ainda "Você Quis Assim". O álbum tem mais cinco composições de Magno com diversos parceiros, indo da romântica "Amor Amor" à dançante "Jeitinho Carinhoso" (ou "Jeitinho Gostoso", não consegui saber ao certo qual o título da música). Há outros dois clássicos no LP, um paraense - "Canto de Carimbó" - e outro universal - "Fascinação", na qual Magno comete alguns deslizes - canta Mil venturas ergui, e não previ, e Meu sorriso prende, inebria, entontece..., em vez de Teu sorriso...).

Destaco ainda "Arrependimento", faixa cujo arranjo lembra as gravações pré-Jovem Guarda de Roberto Carlos (em especial as do período 1962-63), principalmente aquela vocalização do coro na segunda parte da música, após o refrão; e a grande semelhança da abertura e do solo de "Ela" com o riff de "Alagados", d'Os Paralamas do Sucesso, lançado no LP Selvagem?, também em 1986.

1. Ela (Romeri - Manoel Cordeiro - Magno)


2. Beijinho Beijinho (Iranilson - André Carlos - Manoel Cordeiro)


3. Você Quis Assim (Magno - André Carlos)


4. Canto de Carimbó (Vital Lima - Nilson Chaves)
Participação especial: Vital Lima


5. Vai Passarinho (Magno - Maranguape - Luis Araújo)


6. Desculpe Se Ofendi Você (José Rayol - Maranguape)


7. Amor Amor (Magno - André Carlos)


8. Jeitinho Carinhoso (ou Jeitinho Gostoso)(Magno - Don Pedrito)


9. Arrependimento (Carlos Rian)


10. Você Vai Voltar Pra Mim (Magno - Alberto Lima)


11. Fascinação (F. D. Marchetti - Armando Louzada)


12. Venha Ver (Magno - Don Pedrito)


11 comentários:

  1. VC PODE ME DIZER EM QUE MÊS FOI LANÇADO O LP DO MAGNO COM A MÚSICA "ELA"? SEI LÁ, O LOBÃO TÁ ACUSANDO O HERBERT VIANNA QUASE DE UMA PLÁGIO. ESSA INTRODUÇÃO É SIM A INTRODUÇÃO DE ALAGADOS.
    QUEM SABE O PARALAMAS COPIOU...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, não sabemos o mês de lançamento do LP do Magno.

      Excluir
    2. tive a mesma impressão, mas tenho quase total certeza que quem criou a melodia de "Alagados" plagiou, sim, de uma ou mais músicas do estilo "caribeno" brasileiro, já que ouvi essa mesma introdução em outras músicas do Norte (não lembro agora ao certo, mas ouvi). Quanto ao ano de "Ela", vi em algum blog o Lp datado como 1986 (ou seja, antes de Alagados)

      Excluir
  2. Anderson, o ano do lançamento do CD 'Amor Amor', aberto pela faixa "Ela", é mesmo 1986, como dito no meu texto. A dúvida é apenas quanto ao mês em que ele saiu. O que posso dizer é que o maestro Manoel Cordeiro me contou que fez esse arranjo após ouvir num estúdio da EMI Odeon os Paralamas ensaiando a famosa introdução de 'Alagados'. Mais tarde, em 2009, ao visitar o Pará, Herbert Vianna encontrou-se com Mestre Vieira e confessou a influência que teve dele e de outros músicos paraenses.

    ResponderExcluir
  3. Como posso conseguir as musicas do LP "voce me excita" do Magno?

    ResponderExcluir
  4. Não temos esta informação, Gilmar. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  5. ola, amigos,
    tenho uma musica de mestre Vieira que e igual a Alagados ou vice-versa ( acho que seria mais adequado dizer que Alagados foi copiada dessa musica). gostaria de saber se a musica de MEstre Vieira veio antes de Magno. abs

    ResponderExcluir
  6. Sem saber a data da gravação da música de Mestre Vieira, não há como avaliarmos esta questão.
    abs

    ResponderExcluir
  7. qual a letra de 'você quis assim'?? eu to procurando uma musica e acho que é essa mas não encontro pela internet..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora em responder, só hoje fomos notificados de seu comentário.

      Também não localizamos a referida letra em nenhum site.

      Excluir