Páginas

Ouça a música dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

5.9.11

Disco do Mês: Tambores do Meio do Mundo


O Disco do Mês de setembro do Som do Norte, que comemora o nosso 25º mês no ar, é Tambores do Meio do Mundo, o segundo lançamento do grupo amapaense Senzalas.


O Senzalas foi criado em 1997 pelos amapaenses Amadeu Cavalcante, Val Milhomem e Zé Miguel e pelo paraense, radicado em Macapá, Joãozinho Gomes. Ainda como quarteto, o grupo gravou o CD Dança das Senzalas. Em 2001, Zé Miguel afastou-se para seguir carreira solo; atualmente, é Secretário da Cultura do Estado do Amapá.

O Senzalas é a síntese da inovação a partir dos ritmos e tradições folclóricas do Amapá. A ponte mais sólida entre o velho e o novo som. Uma simbiose dançante, exuberante e envolvente de cultura e tradição com beleza e criatividade. Suas fusões passam pelo reggae, o zouk, o funk e o carimbó. As canções do Senzalas fazem o povo da Amazônia enxergar sua própria identidade.

Amadeu Cavalcante, Val Milhomem e Joãozinho Gomes

Amadeu, Val e Joãozinho carregam no peito corações-tambores, batucando as dores dos antepassados, seu arrastar de correntes nas noites escuras da escravidão, sua luz de esperança nos dias de liberdade que ainda virão. Trafegam pelas ruas da euforia, dos encontros nas esquinas, dos namoros nos bancos das praças, da memória inocente daqueles que acendem as velas para a novena do santo, enquanto chacoalham as saias rodadas, floridas feito borboletas encantadas em volta do fogo que aquece a pele dos tambores.

Em 1999 o grupo lotou o Canecão (Rio de Janeiro), com sua primeira apresentação fora do Amapá. Em seguida, tocou no SESC Pompéia e fez o circuito Balaio Brasil nos palcos do SESC Interlagos e SESC Itaquera, todos em São Paulo. O CD Dança das Senzalas foi lançado na Europa em 2000 pela Agência Tupirama Music, que tem sede em Hamburgo (Alemanha). No mesmo ano o grupo se apresentou no Teatro das Culturas do Mundo, em Berlim. Sua canção "Barco Negreiro" (Val Milhomem - Joãozinho Gomes) foi finalista do Festival A Nova Música do Brasil, da TV Cultura (São Paulo), em 2005. No seguinte, o trio cantou na Marina da Glória (Rio de janeiro), junto com várias atrações nacionais, em show comemorativo ao aniversário da Eletrobrás.

Senzalas com Chico César - 2008

Tambores do Meio do Mundo já está pronto há algum tempo, inclusive com boa execução nas rádios do Amapá. Em 27 de novembro de 2008, o Senzalas interpretou músicas deste disco no show que fez ao lado de Chico César, abrindo a programação da segunda semana do Amapá em Cantos, no SESC Ipiranga (São Paulo). O próprio nome "Tambores do Meio do Mundo" já é usado há bem mais tempo pelo Senzalas. Em 1º de dezembro de 2003, o Diário do Amapá noticiou que na véspera este projeto voltara a ser realizado pelo grupo no CCN (Centro de Cultura Negra) de Macapá, e que iria ter novas apresentações todas as sextas. O CD já se encontra à venda em Macapá, na Banca do Dorimar.

Amadeu Cavalcante lançou três discos solo - Sentinela Nortente (1989), Estrela do Cabo Norte (1991) e Tarumã (1996). Em 1995, participou, ao lado de Val Milhomem, Zé Miguel e Osmar Júnior, da coletânea do Movimento Costa Norte. Val Milhomem lançou os CDs Formigueiro (solo, 1992), Planeta Amapari (com Zé Miguel e Joãozinho Gomes) e Constelação de Parentes (2008, com Joãozinho Gomes). Joãozinho Gomes, natural de Belém, mora no Amapá desde 1991. Além de participar dos CDs já citados, lançou em 2009 Amazônica Elegância, com Enrico Di Micelli, que foi nosso primeiro Disco do Mês em dezembro de 2009, e onde você ouve outra versão de "Mandala a Mandela".

SENZALAS
Tambores do Meio do Mundo - 2011

1 - Ao Mano Humano (Zé Miguel - Joãozinho Gomes)

2 - Flor Negra (Nilson Chaves - Joãozinho Gomes)



Trecho de "Flor Negra" no verso de uma camiseta
criada por Tica Lemos

3 - Dê-me Mama (Zé Miguel - Joãozinho Gomes)

4 - Cadê Você (Val Milhomem - Joãozinho Gomes) canta Joãozinho Gomes

5 - Deusa Nagô (Amadeu Cavalcante - Val Milhomem) canta Amadeu Cavalcante

6 - Grande Bem (Val Milhomem - Joãozinho Gomes) canta Val Milhomem

7 - Gentil Aspereza (Amadeu Cavalcante - Joãozinho Gomes) cantam Amadeu Cavalcante e Joãozinho Gomes

8 - Bacabeira (Enrico Di Micelli - Joãozinho Gomes)



Parte da letra de "Bacabeira" está nesta camisa
que homenageia o CD, criada por Tica Lemos

9 - Lady Celi (Val Milhomem - Joãozinho Gomes) cantam Amadeu Cavalcante e Val Milhomem

10 - Oração ao Rio (Amadeu Cavalcante - Joãozinho Gomes) canta Amadeu Cavalcante

11 - São Benedito (Zé Miguel - Joãozinho Gomes) participação especial: Eudes Fraga

12 - Mandala a Mandela (Enrico Di Micelli - Cléverson Baía - Joãozinho Gomes)

13 - Obá! (Val Milhomem - Joãozinho Gomes) cantam Val Milhomem e Joãozinho Gomes


14 - O Batuque (Amadeu Cavalcante - Joãozinho Gomes)



FICHA TÉCNICA

MÚSICOS

Bateria - Edvaldo Cavalcante
Baixo - Adelbert Carneiro
Teclado - Edgar Matos
Violão aço e nylon / guitarra solo - Davi Amorim
Guitarra base - Miquéias Reis
Percussão - Nena Silva, Adelson Preto e Trio Manari
Violoncelo - Arthur Alves
Sax - Esdras Souza
Trompete - Daniel Delatuche
Trombone - Jó

Direção de voz - Eudes Fraga
Produção e arranjos - Senzalas

Gravado em Belém do Pará, no Studio Apce Music, por Júlio César e Marquinho Cabral, e no Studio Midas por Carlão; em Macapá - AP, no Studio Tarumã por Jorge Luiz
Mixado em São Paulo, no Studio Mega, por Guilherme Reis
Masterizado em São Paulo, no Studio Classic Master, por Carlos Freitas

Foto: Drika Bourquim
Capa e projeto gráfico: Wlad Pieroni

A identidade visual do CD Tambores do Meio do Mundo é resultado de pesquisa realizada no livro O Legado das Civilizações MARACÁ e CUNANI - O Amapá Revelando sua Identidade

Contatos:
(96) 9132-2016 / (96) 9126-6262 / (96) 8803-5188 / (11) 8181-1005
www.myspace.com/senzalas

4 comentários:

  1. Olá gostaria de saber onde tem sites para baixar essas músicas, pois estou fazendo um trabalho de escola e estou precizando de algumas..


    obrigadoo

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, o grupo não liberou o CD para download. Tente adquiri-lo mandando e-mail para a produtora do Senzalas, Clicia Di Micelli, da Bacabeira Produções - e-mail: bacabeirafestanafloresta@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Uma pena esse material não ser disponibilizado por download!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu respondi acima, o grupo não liberou o material para download. Esta é uma decisão que cabe ao artista.

      Excluir